Dúvidas

Início/Dúvidas

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A ESCOLA SESI

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.

Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola SESI, o aluno é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola SESI trabalha com as disciplinas do Currículo Nacional Comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola SESI, o aluno tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.

Sim, em 2 opções: Ensino Médio e Ensino Médio com Curso Técnico.

A Escola SESI oferece Ensino Médio nas escolas de Duque de Caxias, Petrópolis, Barra Mansa, Nova Iguaçu e Volta Redonda, com carga horária diária de 6 horas.
Nas demais unidades, é oferecido o Ensino Médio com Curso Técnico, em tempo integral. Veja mais informações.

Não, pois essa é uma formação em Nível Médio, que depois de concluída, possibilita, também, escolhas para ingresso em cursos de Nível Superior. A diferença aqui é que o aluno ganha um diferencial frente a outras pessoas, pois o diploma de curso técnico permite que o aluno ingresse imediatamente no mercado de trabalho.

O curso do Ensino Médio do SESI com curso técnico do SENAI oferece todas as disciplinas do currículo comum, além de disciplinas diversificadas, que permitem ao aluno construir seus conhecimentos de forma significativa. Uma dessas disciplinas é “Vivências no Mundo do Trabalho”, onde o professor organiza visitas técnicas e culturais, entre outras atividades, para ampliar o conhecimento do aluno sobre as questões profissionais.

Já no curso técnico, o aluno estuda disciplinas voltadas para as áreas de recursos humanos, educação ambiental, inglês técnico, entre outras.

Por fim, para que esta formação seja completa e com qualidade é preciso cumprir a carga horária que os dois cursos exigem. Por isso, o estudo em tempo integral é fundamental.

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado da Educação Básica do SESI e um diploma do curso Técnico do SENAI. O Ensino Médio da Escola SESI com o Curso Técnico do SENAI é uma formação com duas certificações, que facilita a vida escolar do aluno, evitando o deslocamento entre ambientes de estudo diferentes.

Além das aulas teóricas, os cursos técnicos oferecem materiais, laboratórios e oficinas de altíssima qualidade, para que os alunos aprendam e apliquem na prática todos os conhecimentos.