Ensino Médio

Início/Ensino Médio

VESTIBULAR, CURSO TÉCNICO, EMPREENDER OU TODAS AS OPÇÕES ACIMA? NA ESCOLA SESI, O ALUNO É PREPARADO PARA ESCOLHER O SEU FUTURO.

O currículo da Escola SESI para os alunos do ensino médio apresenta disciplinas do currículo nacional de forma contextualizada, por meio de oficinas tecnológicas e projetos de aprendizagem, com foco na busca de soluções para problemas reais.

Além de possibilitar ao aluno uma formação diferenciada, saindo preparado para ser bem-sucedido nos mais diversificados ambientes de trabalho, construindo o protagonismo sobre o seu futuro, buscamos desenvolver nele o pensamento crítico e aperfeiçoar habilidades para a realização pessoal e acadêmica, a partir de escolhas éticas e responsáveis.

A iniciação científica também faz parte do dia a dia dos alunos, que são incentivados a realizar pesquisas com uso de metodologia científica no desenvolvimento de projetos, possibilitando a participação em feiras e mostras nacionais.

J-0529-17 Escola SESI 2017 Fotos Ensino Médio

 

ENSINO MÉDIO REGULAR (1º ao 3º ano)

DISCIPLINAS DO CURRÍCULO NACIONAL
Linguagens
Língua Portuguesa / Literatura x x x
Língua Estrangeira (Inglês) x x x
Língua Estrangeira (Espanhol) x x x
Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro) x x x
Educação Física x x x
Projeto ENEM x
Ciências da Natureza com aplicação prática e desenvolvimento de projetos tecnológicos
Biologia com aplicação prática x x x
Física com desenvolvimento de projetos tecnológicos x x x
Química com aplicação prática x x x
Projeto ENEM x
Matemática
Matemática x x x
Projeto ENEM x
Ciências Humanas com abordagens de temas atuais
História x x x
Geografia x x x
Sociologia x x x
Filosofia x x x
Projeto ENEM x
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES
Projetos de Aprendizagem x x
Empreendedorismo x x

J-0529-17 Escola SESI 2017 Fotos Ensino médio 2

AÇÕES VOLTADAS PARA O ENEM

O desempenho dos nossos alunos do ensino médio no principal exame de acesso às universidades é uma das nossas prioridades durante todo o ensino médio, por isso buscamos sempre ampliar as nossas ações para ajudá-los a alcançar suas metas:

  • aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitem de atenção;
  • construção de materiais de apoio para professores e alunos;
  • carga horária diferenciada;
  • construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

PROJETO ENEM

No 3º ano do ensino médio, além das disciplinas do currículo de base nacional, os alunos também possuem um horário dedicado para o desenvolvimento do Projeto ENEM.


ENSINO MÉDIO COM CURSO TÉCNICO DO SENAI

Outro diferencial que só a Escola SESI oferece é a possibilidade de o aluno cursar o ensino médio simultaneamente com um curso técnico do SENAI, permanecendo em turno integral na escola e saindo do ensino médio com um certificado de conclusão do ensino médio, um diploma de curso técnico do SENAI e uma profissão, preparado para o mercado de trabalho.


CONHEÇA AS ESCOLAS SESI QUE OFERECEM ENSINO MÉDIO E ENSINO MEDIO COM CURSO TÉCNICO DO SENAI:

UNIDADES CURSOS
Barra Mansa, Barra do Piraí, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda Ensino Médio
Duque de Caxias Ensino Médio e Ensino Médio com Curso Técnico em Automação Industrial
Jacarepaguá Ensino Médio com Curso Técnico em Automação Industrial
Maracanã Ensino Médio com Curso Técnico em: Comunicação Visual e Informática
Nova Friburgo Ensino Médio com Curso Técnico em: Mecânica e Automação Industrial
Resende Ensino Médio e Ensino Médio com Curso Técnico em: Mecatrônica e Manutenção Automotiva
Santa Cruz Ensino Médio com Curso Técnico em Eletrotécnica
São Gonçalo Ensino Médio com Curso Técnico em: Automação Industrial e Administração

Curso Técnico em Automação Industrial: proporciona ao aluno exercer as atividades de instalação e manutenção de instrumentos de controle, utilizando tecnologias das áreas de eletrônica, mecânica e controle de processos, incluindo microinformática e aplicação na área de automação industrial.

Curso Técnico em Administração: possibilita a atuação em diversos segmentos industriais, desenvolvendo competências e habilidades de análise e avaliação dos objetivos da empresa a fim de desenvolver estratégias para alcançá-los; de implantação das políticas, programas e métodos de gerenciamento, tecnologias e sistemas de informação e de coordenação das atividades dos ciclos de gestão de pessoal, tributária, financeira, contábil, recursos materiais, patrimoniais, seguros, produção e informações.

Curso Técnico em Comunicação Visual: proporciona ao aluno elaborar projetos de comunicação visual e integrar soluções para mídias impressas, eletrônicas e publicações editoriais.

Curso Técnico em Eletrotécnica: possibilita ao aluno executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos.

Curso Técnico em Informática: permite ao aluno aprender a desenvolver programas e aplicativos de informática, linguagens de programação, diagnóstico e análise de projetos, e testes em software.

Curso Técnico de Jogos Digitais: desenvolve competências do aluno para programar e testar jogos digitais, integrando dispositivos e elementos multimídia, de acordo com metodologias e padrões de desenvolvimento, adotando normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.

Curso Técnico de Manutenção Automotiva: permite ao aluno desenvolver competências para coordenar processos de produção, manutenção e inspeção de veículos e seus sistemas, planejando seu trabalho, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de produtividade, de preservação ambiental e de saúde e segurança no trabalho.

Curso Técnico em Mecânica: ensina a desenvolver projetos mecânicos, controlar os processos de produção mecânica, definindo os processos produtivos, organizando o trabalho de acordo com as etapas do processo e realizar a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos.

Curso Técnico em Mecatrônica: permite ao aluno desenvolver competências para atuar no desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura, implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho: possibilita ao aluno atuar em diversos segmentos de atividade econômica, em questões relativas à educação, prevenção e proteção do trabalhador e na preservação da vida e promoção da saúde. A atuação desse profissional tende a ser integrada aos sistemas de qualidade e meio ambiente.

Veja os vídeos no canal do SENAI no YouTube e conheça melhor os cursos técnicos.

Saiba mais sobre o Ensino Médio com Curso Técnico e comece a se preparar para o futuro.

Não, pois essa é uma formação em nível médio, que depois de concluída, possibilita, também, escolhas para ingresso em cursos de nível superior. A diferença, aqui, é que você ganha um diferencial, pois o diploma de curso técnico permite que você ingresse imediatamente no mercado de trabalho. 

O curso do Ensino Médio do SESI com curso técnico do SENAI oferece todas as disciplinas do currículo comum, além de disciplinas diversificadas, que permitem ao aluno construir seus conhecimentos de forma significativa. Uma dessas disciplinas é “Vivências no Mundo do Trabalho”, onde o professor organiza visitas técnicas e culturais, entre outras atividades, para ampliar o conhecimento do aluno sobre as questões profissionais.

Já no curso técnico, o aluno estuda disciplinas voltadas para as áreas de recursos humanos, educação ambiental, inglês técnico, entre outras.

Por fim, para que esta formação seja completa e com qualidade é preciso cumprir a carga horária que os dois cursos exigem. Por isso, o estudo em tempo integral é fundamental.

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado da Educação Básica do SESI e um diploma do curso Técnico do SENAI. O Ensino Médio da Escola SESI com o Curso Técnico do SENAI é uma formação com duas certificações, que facilita a vida escolar do aluno, evitando o deslocamento entre ambientes de estudo diferentes.

Além das aulas teóricas, os cursos técnicos oferecem materiais, laboratórios e oficinas de altíssima qualidade, para que os alunos aprendam e apliquem na prática todos os conhecimentos.