Metodologia SESIeduca

Início/Metodologia SESIeduca

SESIEDUCA, A METODOLOGIA RECONHECIDA PELO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.

Centrada no aluno, a metodologia SESIeduca propõe uma abordagem inovadora, motivando o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir conhecimento. A metodologia trabalha de forma interdisciplinar, em que diversas áreas se unem para responder a projetos em que as turmas estejam envolvidas.

Por exemplo: em um projeto cujo tema seja as mudanças climáticas, os alunos podem estudá-las sob um aspecto social – tanto na geografia, como, na história e na matemática – abordando conceitos de evaporação, seca no Nordeste, processo migratório, enchentes causadas pelo lixo e outros tópicos atuais.

Aprendizagem significativa

A SESIeduca é uma metodologia com base no desenvolvimento de projetos, visando a formação integral do aluno, pela qual o debate e a pesquisa provocam a busca por respostas para construção de conceitos. Ele aprende a criticar e a se relacionar e, quando entende tudo isso, pode aplicar na prática. Aí, sim, pode-se dizer que ele realmente aprendeu.

Na Escola SESI, o aluno participa ativamente das aulas

A SESIeduca estimula a comunicação e a cooperação entre alunos e docentes. O papel do professor é mediar a aprendizagem, sempre orientando e contextualizando esse processo, para promover a construção coletiva do conhecimento.

A metodologia SESIeduca dispõe de profissionais altamente qualificados e promove formação continuada, assessoria técnica e pedagógica contínua, para o desenvolvimento da metodologia.

A Escola SESI possibilita, a partir de uma abordagem colaborativa, a percepção do sentido do que está sendo estudado, levando o aluno a pensar, interpretar e raciocinar. Assim, mais do que formar alunos, a Escola SESI forma cidadãos que atuam para sua transformação e da sociedade.

DÚVIDAS SOBRE A ESCOLA SESI?

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.
Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola SESI, o aluno é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola SESI trabalha com as disciplinas do Currículo Nacional Comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola SESI, o aluno tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.

Muitas vezes, em algumas escolas, basta o aluno decorar para ser aprovado. Na Escola SESI isso não acontece, pois a metodologia SESIeduca ensina o aluno a pensar. Com base no desenvolvimento de projetos, a metodologia inovadora do SESI promove o debate, a pesquisa e provoca no aluno a busca por respostas e a formulação de conceitos. As aulas são aplicadas a cenários da realidade do aluno, que passa a ter uma compreensão melhor do que está aprendendo.