Metodologia do SESI

Início/Metodologia do SESI

METODOLOGIA DIFERENCIADA: MOTIVA O ALUNO A INVESTIGAR CAMINHOS, LEVANTAR HIPÓTESES E CONSTRUIR CONHECIMENTO

Nossa metodologia é diferenciada, baseada na cultura do “faça você mesmo”. Acreditamos no uso da tecnologia para gerar conhecimento e desenvolver a autonomia e o senso crítico dos jovens. Tudo para estimular o potencial individual de cada aluno, ensiná-lo a pensar, fazer suas próprias escolhas e, assim, assumir o protagonismo de sua vida.

Adotamos uma metodologia com abordagem interdisciplinar, ou seja, que possibilita que as quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas) estejam conectadas. Isso permite ao aluno ampliar a sua visão, analisando uma mesma questão sob diferentes perspectivas, com conhecimento adquirido em disciplinas das quatro áreas, conectando o que ele aprende na escola com a realidade que o rodeia. Assim, o senso crítico e as habilidades desenvolvidas promovem a percepção global, orientada para a resolução de problemas que possam contribuir para um mundo melhor.

A metodologia também ajuda a construir um ambiente propício à experimentação e colaboração, com o desenvolvimento de trabalhos e projetos em que os alunos são estimulados a interagir, sempre com a facilitação de um professor.

Conheça mais detalhes sobre como a metodologia é aplicada:

O ALUNO APRENDE A PENSAR DE FORMA DIFERENTE

Na Escola SESI as aulas são colaborativas, experimentais e contextualizadas a partir de temas atuais. Nossa proposta pedagógica possui diferenciais que estimulam a criatividade dos alunos para a resolução de problemas:

• Educação maker : os alunos aprendem a cultura do “faça você mesmo”, colocando a mão na massa – muitas vezes, literalmente – desenvolvendo projetos de forma criativa e autônoma, com uso de metodologia científica e experimentação.

• Programa SESI Matemática: nosso programa diferenciado possibilita que os alunos vivenciem a matemática de uma forma muito mais atrativa e interessante, ao associar práticas educacionais modernas à tecnologia e material de ensino interativo. O aprendizado da matemática fica mais simples, amigável e instigante.

metodologia - APRENDER DE FORMA DIFERENTE

USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO APOIO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO

Na Escola SESI a tecnologia é uma ferramenta de suporte ao processo educativo, possibilitando à equipe pedagógica maior facilidade para olhar de forma individualizada para os alunos, identificando e analisando gaps de aprendizagem de cada um.

• IMAGINIE: plataforma de correção de redação, com foco em melhorar o desempenho dos alunos para o ENEM, acessível para o aluno de ensino médio tanto na escola quanto fora dela. Ela também possibilita que os responsáveis e a equipe pedagógica acompanhem de perto a evolução dos alunos. A melhoria do desempenho textual também propicia ao aluno uma melhoria na construção do discurso e na habilidade de transmitir as suas ideias, o que também agrega valor ao desenvolvimento do potencial empreendedor no aluno.

• GEEKIE: plataforma de estudos para o ENEM, com atividades personalizadas para cada aluno, disponibilizando acesso a vídeos, textos, tarefas em grupo e recebem feedback sobre o seu desempenho pela própria plataforma.

• GAMES DE MATEMÁTICA: plataforma on-line com jogos virtuais integrados ao currículo da Escola SESI, tornando o ensino da matemática muito mais instigante.

metodologia-plataformas-digitais-670x350

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LÓGICO

O uso da robótica educacional desenvolve conceitos de mecânica, eletrônica e programação, a partir da construção de protótipos com diversos materiais e promove a cooperação entre alunos e professores, que, em grupo, expõem suas ideias, debatem, compartilham experiências e buscam soluções.

Imagem-metodologia-que-desenvolve-o-pensamento-lógico-670x350

AÇÕES VOLTADAS PARA O ENEM

O desempenho dos nossos alunos do ensino médio no principal exame de acesso às universidades é uma das nossas prioridades, por isso buscamos sempre ampliar as nossas ações para ajudá-los a alcançar suas metas:

• aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitem de atenção;
• construção de materiais de apoio para professores e alunos;
• carga horária diferenciada;
• construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

acoes voltadas para o enem

Quer saber mais detalhes sobre o nosso programa pedagógico? Navegue pelo conteúdo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para conhecer a organização curricular com as disciplinas das quatro áreas de conhecimento.

DÚVIDAS SOBRE A ESCOLA SESI?

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.
Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola SESI, o aluno é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola SESI trabalha com as disciplinas do Currículo Nacional Comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola SESI, o aluno tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.