Programa Magia de Ler

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PROGRAMA MAGIA DE LER

Despertar o interesse pela leitura para formar leitores que saibam mais do que simplesmente ler, mas que possam interpretar e analisar contextos para construir conhecimento. Esse é o objetivo do Programa Magia de Ler que a Escola SESI, em parceria com a Editora Melhoramentos, disponibiliza para alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS

A partir de um acervo de livros organizados por ano de escolaridade, alunos, professores e as bibliotecas das escolas SESI recebem maletas para desenvolver o estímulo à leitura.

O acervo completo do programa é composto por 39 diferentes maletas de livros: três para cada ano da escolaridade – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental:

  • uma destinada aos alunos;
  • outra à biblioteca exclusiva da sala de aula; e
  • a terceira ao professor, que incluiu, ainda, o Guia do Professor com informações sobre como instrumentalizar a formação de leitores.

Cada maleta tem um número variável de livros. A da classe contém 20 títulos para compor a biblioteca da sala de aula; enquanto as dos alunos e dos professores contêm cinco títulos cada, com a diferença que a do professor tem o guia específico para dar apoio pedagógico necessário para o uso dos livros em sala de aula, de acordo com o ano letivo o qual o docente leciona.

Para a composição desse acervo, houve uma criteriosa seleção, privilegiando títulos com textos e ilustrações de qualidade e autores de renome, proporcionando ao educador a oportunidade de ampliar o repertório literário dos alunos por meio de textos com conteúdo desafiador adequado aos anos que compõem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

O Programa Magia de Ler visa criar um acervo literário:

  • Particular para os alunos, e, assim, possa alcançar também o seu lado familiar e social;
  • Para as salas de aula das escolas, contribuindo para a formação de futuros leitores;
  • Para os professores, que recebem um acervo de recursos didático-pedagógicos de excelência, organizados por especialistas da área, para utilização direta na sala de aula; e que também são capacitados a desenvolver, a partir desses recursos, uma ação pedagógica cada vez mais sistemática e intencional em torno das práticas sociais de leitura;